Câmara aprova moção de repúdio à portaria do Detran que trata das inspeções veiculares

Na noite da última terça-feira, (04/5), durante a sessão ordinária, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade a proposta de moção de repúdio à expedição da Portaria Detran/RS nº 090-2021 que determina que a realização de inspeções veiculares semestrais ocorra somente nas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) e Empresas Técnicas Públicas ou Paraestatais (ETPs). A portaria em questão retira dos profissionais da engenharia mecânica a competência para prestarem tal serviço e obriga os proprietários de veículos escolares a se deslocarem até uma das cidades que dispõe de uma ITL ou ETP para realizar a necessária inspeção.

A moção de repúdio, foi proposta pelo vereador Josias Marques de Oliveira, MDB, com participação de todos os vereadores da casa, sugere que as autoridades responsáveis revisem a portaria, revogando as novas disposições e retomando a sistemática até então vigente que admitia a participação dos de empresas e profissionais da engenharia mecânica no processo de inspeção veicular. A moção foi enviada ao Diretor Geral do Detran/RS.

Autor: Redação

Fonte: Câmara de Vereadores